Como amenizar o cansaço visual

Data: quinta-feira, 15 de outubro de 2009 4 comentários



Muitas pessoas, que vivem em frente ao computador, tanto para trabalhar quanto para se entreter sofrem com um problema muito comum, o cansaço visual, que a princípio pode dar apenas dores de cabeça, mas o quadro pode se agravar em alguns casos.


Para amenizar os sintomas do cansaço visual e evitar que o hábito de utilizar o computador cause danos a visão, basta tomar alguns cuidados, seguem abaixo algumas dicas importantes:

1-Descanse cinco minutos, afastado do monitor, se possível a cada hora. Caso não possa deixar a mesa, incline-se para traz e feche os olhos.
2-Faça outros trabalhos longe do computador para aumentar o tempo das pausas.
3-Recomenda-se exercícios de alongamento próprios para execução em ambiente de escritório.
4-Procure adequar a iluminação do ambiente de trabalho, afim de não sofrer com a luz enviada pelo monitor: um ambiente escuro vai fazer com que o monitor pareça um farol, e dessa maneira os olhos poderão ficar irritados.
5-Plantas no ambiente reduzem a poeira e outras partículas e ainda equilibram a umidade.
6-A qualidade do monitor influencia muito: os CRT convencionais devem ter sua intensidade regulada para reduzir o cansaço visual, os CRT de tela plana oferecem ajustes mais precisos de contraste e cor e melhor qualidade visual.
7-Pode-se também optar por escudos anti-brilho ou coberturas anti estáticas (que repelem poeira).
8- Caso for comprar um monitor LCD, observe o tipo de painel do produto, pois este é o item mais importante e determina a qualidade de imagem do aparelho. Dentre as diversas opções disponíveis no mercado, dê preferência aos que possuem tela anti-reflexo e ajuste de imagem inteligente. Os modelos com painel ips são um exemplo.
9-Fontes pequenas também podem aumentar o esforço visual, e o melhor e adequá-lo para não requerer que o usuário se incline, mantendo a distância de cinqüenta a setenta centímetros da tela.
10-Para quem trabalha com redação de texto ou inserção de dados recomenda-se uso de suportes para manter o texto a mesma distância do monitor.
11-Caso precise usar óculos, prefira lentes com acabamento anti-reflexo.

4 comentários:

Pri disse...

Caramba, amei essas dicas, não sabia que o tipo do painel do monitor dava diferença, vou dar uma pesquisada nesse ips que vc comentou, até pq meu monitor ta super velho!bjinhus

Clara disse...

Oiiiii, nossa fico só o pó quando chego em casa, meu pc aqui do trampo é horrível, vou dar essa dica de trocar meu monitor por esse ips rs, vai que cola, não custa tentar!! VLW adoro seu cantinho

Anônimo disse...

pow mais facil ter um monitor com o ips painel do q ficar usando oculos.
vo pega um desse monitores com ips painel pra mim =)

Marisa disse...

Boa informação... Eu vejo várias reportagem sobre o painel IPS que reduz energia e não cansa as vistas.