Auto Exame da Mama

Data: terça-feira, 2 de março de 2010 2 comentários

A melhor maneira da mulher detectar um câncer de mama, é fazendo 1 vez por mês o auto exame. O auto exame da mama, é realizado pelas próprias mulheres que realiza a palpitação em si mesma.
Faça todo mês o auto exame da mama após o fim do período menstrual, agora para as mulheres que já passaram da menopausa realiza sempre o auto exame no primeiro dia do mês.
Na hora que você estiver realizando o auto exame verifique se os seios possuem: protuberâncias, ondulações, verifique a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo.
Obs: Se os seios conter alguns deste sintomas acima procure imediatamente o seu médico.

Veja abaixo como é fácil de realizar o auto exame da mama que consiste nos seguintes 5 passos:

1º passo:
Examine seus seios no chuveiro ou na banheira pois as mãos escorregam mais facilmente quando a pele está molhada. Com seus dedos esticados, mova-os em toda a área de cada seio, procurando por protuberâncias, caroços duros e verifique a espessura.

2º passo:
Fique de pé em frente ao espelho e olhe os seios. Olhe primeiro com os braços esticados ao lado do corpo, depois com as mãos sobre a cabeça, depois com suas mãos na cintura apertando bem para que seus músculos do peito estejam flexionados. Procure por protuberâncias, diferenças em tamanho e formato e inchaço ou ondulações na pele. É normal os seios não serem exatamente iguais.

3º Passo:
Examine seus seios com os dedos enquanto estiver sentada ou de pé. Devagar e metodicamente aperte o seio com a mão oposta a ele. Com seus dedos esticados, trabalhe na direção circular ou em espiral, começando do mamilo e movendo gradativamente para fora.

4º Passo:
Deite e repita o terceiro passo. Coloque um pequeno travesseiro ou uma toalha enrolada atrás de seu ombro esquerdo e ponha o braço esquerdo atrás da cabeça. Isso distribui o tecido dos seios mais igualmente no tórax. Use sua mão direita para examinar o seio esquerdo, como no terceiro passo, e então use a mão esquerda para examinar o seio direito. Sinta se existe algum caroço que não existe na mesma área do outro seio.

5º passo:
Aperte o mamilo de cada seio gentilmente entre o polegar e o dedo indicador. Fale para seu médico imediatamente caso ocorra alguma descarga de fluido.

2 comentários:

Mirian disse...

Muito legal vc colocar isso no blog,o auto exame é muito importante,pode dectar mais rapido,e assim ser tratado quando ainda esta no começo!

Carla disse...

Gostei muito tambem das dicas, muitas meninas não sabem fazer esse teste em si mesmas. Com esses passos vai ajudar mta mulher.