Veja as diferenças entre as categorias da moda

Data: quinta-feira, 29 de julho de 2010 1 comentários



Thalita Peres

Quem está acostumado a ler textos relacionados à moda, sabe que palavras como alta-costura, prét-à-Porter e fast-fashion fazem parte do vocabulário dos interessados no assunto. Mas será que você realmente sabe o que significa cada um e quais as diferenças entre eles? A jornalista de moda Dinah Bueno Pezzolo explicou ao Terra as diferenças entre as três de algumas das principais palavras do universo fashionista.

Alta-Costura
A alta-costura é a moda direcionada a uma clientela privilegiada, de alto poder aquisitivo, que faz questão de exclusividade. Feita sob medida e com montagem em grande parte feita à mão, utiliza os mais finos tecidos, muitas vezes exclusivos. Quando o modelo possui bordado, o trabalho é feito pelos melhores profissionais. Em Paris, a célebre Maison Lesage, especializada em bordados, colaborou para o requinte da alta-costura assinada pelos maiores criadores de moda por mais de meio século. Em junho de 2002, a Maison foi adquirida por Chanel.

Foram várias as tendências criadas pela alta-costura que acabaram mudando o guarda-roupa das mulheres. Algumas imagens permanecem na lembrança - linha saco e trapézio -, enquanto outras se tornaram clássicos da moda, como o tailleur criado por Chanel em 1955, de tweed, com botões duplos, lapelas, cintos de correntes douradas e saia na altura dos joelhos.

Prêt-à-porter
No início dos anos 1960, a alta-costura continuava restrita a uma minoria abastada. A moda prêt-à-porter, ou pronto para vestir em português, então, mostrava artigos luxuosos, mas industrializados, e as peças "de confecção" eram as mais baratas, as populares. Hoje, o prêt-à-porter, com suas temporadas de apresentação de coleções, complementa os lançamentos da alta-costura, mas com estrutura própria, capaz de surtir o mercado mundial. Desde os anos 1970, o prêt-à-porter comanda a moda no mundo.

Fast-fashion
O fast-fashion, ou moda rápida em português, surgiu da necessidade de uma moda "básica", tanto para homens como para mulheres, devido à grande diversidade de ideias oferecidas. São peças que facilitam na hora de vestir e assim, jeans e camiseta hoje vestem o mundo. Há quem inclua no termo "fast-fashion" a roupa de confecção, barata, vendida em lojas e ruas de comércio popular. Não se pode esperar muito pela qualidade dessas peças, mas elas têm seu público.

1 comentários:

'Liih disse...

Muito interessante !

não sabia de tudo isso hihih =D

Beijos