8 dicas para ser uma profissional de Sucesso

Data: quinta-feira, 22 de julho de 2010 0 comentários


1. Seja pontual no horário e nos prazos
Quando chega atrasado no trabalho, o funcionário passa a impressão de falta de interesse na função. Além de contar pontos negativos com a chefia, isso pode comprometer a execução de tarefas e atrasar até o trabalho dos seus superiores.

2. Fale sempre a verdade para o chefe
Se você cometeu um erro ou está com dificuldade para dar conta do trabalho, é melhor admitir do que mentir para seu chefe. Quando descoberta, a mentira tem um efeito devastador: o funcionário perde a confiança do chefe, reduz as chances de crescer na empresa e, quando traz prejuízos para outros funcionários, pode ser demitido.

3. Nunca passe por cima da sua chefia
Numa empresa, é esperado que o chefe dê ordens para os subordinados, pois ele tem experiência para garantir a melhor execução das tarefas. Se o subordinado descumpre as ordens ou trata diretamente com outros superiores, ele quebra a hierarquia. Isso pode trazer problemas para seu chefe imediato.

4. Separe o pessoal do profissional
Ao longo da minha trajetória profissional, ouvi diversas histórias de funcionários que estabeleceram uma relação próxima com seus chefes e foram demitidos. Eles acreditavam que seriam menos cobrados e que teriam de desempenhar menos funções do que outros colegas. Ele não vai deixar de demitir você caso seja necessário só porque é seu amigo.

5. Deixe os problemas pessoais em casa
Já ouvi relatos de funcionários demitidos porque usavam demais o telefone da empresa para resolver problemas familiares ou choravam durante o expediente. Isso gera um clima ruim entre os demais funcionários e pode comprometer o desempenho da equipe. Caso seja necessário, explique ao seu superior as dificuldades que você está enfrentando e peça um tempo para resolvê-las.

6. Cuide da sua imagem
Cuidar do cabelo e da maquiagem com desleixo e vestir-se com roupas decotadas não são fatores decisivos, mas contam pontos em uma demissão. Sempre mantenha a roupa limpa e asseada. Se voce usa uniforme, mantenha o sempre limpo. De nenhuma maneira vá com roupa suja. Compre uma maquina de lavar que tenha varias funções, inclusive a de lavar roupas delicadas e que seja 2 em 1 (lava e seca), assim voce vai poder lavar todas as noites e usar no dia seguinte. Mas compre uma maquina silenciosa. Aposte nas lavadoras com porta frontal, assim você pode lavar a noite e programar para desligar. Não atrapalha seu sono e, todo o dia terá roupas limpas!



7. Esteja aberta a novos desafios
Se seu chefe pedir para você executar outras tarefas porque seu setor sofreu mudanças, aceite. Só assim ele saberá que você acredita no sucesso da empresa

8. Peça um retorno do seu chefe
Sempre tenha a qualidade do seu trabalho como meta. Para isso, estabeleça com seu chefe maneiras de avaliar o trabalho que você executa para saber se ele está contente com o seu desempenho.

0 comentários: