Espinhas

Data: sexta-feira, 28 de agosto de 2009 4 comentários

A forma mais comum de manifestação das espinhas é pela produção em excesso das glândulas sebáceas, ocasionada pela ação dos hormônios andrógenos e testosterona.
Há também os casos de proliferação de bactérias que se localizam no folículo piloso (região interna da pele em torno dos pêlos). Essas bactérias transformam os triglicerídeos do sebo em ácidos graxos – que irritam a parede do folículo.
Existem casos de produção de queratina ou sebo em excesso no folículo piloso, causando obstrução do orifício folicular.
Além disso, a acne pode ser causada por predisposição genética, cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais.


Prevenção das Espinhas

  • Limpeza:Para prevenir o aparecimento das espinhas, é fundamental controlar a oleosidade da pele. A forma mais simples e eficiente de controle da oleosidade é através da higienização adequada. Atualmente, estão disponíveis muitos tipos de sabonetes, loções higienizantes e adstringentes para tratar adequadamente a pele com espinhas.
  • Esfoliaçã:A esfoliação da pele é bastante importante para desobstruir os poros entupidos. Os esfoliantes contêm ácido salicílico e glicólico, que encorajam a descamação da camada superior da pele. Isso previne o acúmulo de células mortas de pele que, juntamente com os óleos naturais da pele, contribuem para obstruir os poros.
Tratamento das Espinhas
  • Medicamentos:O tratamento das espinhas pode ser feito com medicações de uso local, visando à desobstrução dos folículos e ao controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser também utilizados medicamentos por via oral, dependendo da gravidade da situação. Normalmente, são usados antibióticos para controlar a infecção.
  • Tratamento hormonal:Em mulheres, um tratamento extremamente eficiente para a acne é o uso da pílula anticoncepcional de combinação estrogênio/progesterona. Alguns exemplos são: Gracial, Yasmin e Diane 35.
  • Casos extremos:Os tratamentos mais completos, e por isso mais efetivos, devem ser sempre acompanhados por um dermatologista, pois sempre existem casos em que ocorrem efeitos colaterais. Deve-se consultar um médico especializado para escolher qual tratamento utilizar, especialmente quando forem utilizados mais de um tratamento simultaneamente.
  • O que não se deve fazer:Tentar espremer as espinhas (acne), ou fazer qualquer outro tratamento direto na pele, deve ser feito apenas por dermatologistas qualificados. Espremer as espinhas causa irritação, podendo propagar a infecção para camadas inferiores da pele, causando cicatrizes permanentes.

4 comentários:

Julia disse...

Nossa muito bom seu blog...Adorei...
Espinha é um problema serio mesmo ja tive problema com isso mas ainda bem q ja acabou!

bjs flor

Lia disse...

Que belas dicas querida!
Tá tudo bem com você?
bjssss

b disse...

Lembro de mim aos 13 de idade, faces roxas de tanta espinha e acne.
Naquele tempo não havia a moda das coisas naturebas mas fiquei boa com pasta de pó de gérmem de trigo durante meses e depois leite de pepino.
Não tenho hoje qualquer marca.
Só as das tristezas....
Com essa postagem está a ajudar muita gente.

Marcoso disse...

Seu site passa a ser integrante do nosso Top Parceiros(graças ao numero de visitantes que levou ao nosso), valeu a parceria