O hábito de roer as unhas

Data: sexta-feira, 7 de agosto de 2009 5 comentários




O hábito de roer unhas é conhecido cientificamente como onicofagia, que pode trazer sérias lesões às unhas e também para a região envolta dela, pois há centenas de pessoas que roem a unha que muitas vezes chegam até sangrar.

Segundo especialistas, roer unhas trazem conseqüências sérias como deformidade e até mesmo a destruição definitiva das unhas, pois caso ocorra algum grande dano na matri da unha, ela não pode se recuperar mais, mesmo que a pessoa deixe de roaê-la.

Há também o problema de infecções bacterianas e virais que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos e as cutículas.

Infelizmente para os roedores de unha, o hábito de roer unha pode fazer mal ao aparelho digestório da pessoa, sendo que as bactérias podem causar infecções na garganta e nada ao estômago e ao intestino, por exemplo.

Há atualmente diversos ‘remédios’, ou melhor, esmaltes com gosto ou/e receitas caseiras para afastar a unha da boca, sendo que os métodos caseiros nem sempre funcionam, pois causam apenas aumento da ansiedade do indivíduo, diz uma especialista.

O tratamento da onicofagia requer acompanhamento psicológico, pois a maioria das causas são principalmente a ansiedade, sendo que roer a unha é o método para aliviar essa ansiedade.
Segundo os especialistas, quando não é utilizado o esmalte, por exemplo, a pessoa pode buscar outra forma de aliviar a ansiedade correndo o risco de comer mais, ingerir diversos calmantes, jogar e até mesmo beber em excesso.

5 comentários:

Bel disse...

Ah...eu já tive esse habito,ainda bem que parei, na verdade minha mãe me chantageou com esmaltes eu era pequena na epoca...

bjs

'Liih disse...

Aii eu tembém tenhoo essa maniia!

éé horrivel! mais agora eu to parando, tbm pke eu uso aparelho!!!
xP

Beijoooes!

Barbara disse...

Já roí as unhas quando jovem.
Hoje estou mais saudável.
Só fumo.
Sou mesmo neurótica.

Anônimo disse...

Aff... isso é terrível.
Bom fim de semana, querida.
Beijos!

dodó disse...

adorei seu blog !
vou passar a vir aqui mais vezes ^^
já to te seguindo, viu ?
beijos !