Celulite

Data: terça-feira, 1 de setembro de 2009 1 comentários

Pode-se descrever a celulite como bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele causando covas nas ancas, coxas, nádegas e abdômen.
A celulite é caracterizada pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a ela um aspecto de casca de laranja. É uma degeneração do tecido gorduroso com deficiência de circulação. A gordura localizada é uma predisposição individual ao acúmulo de gorduras.
As “covinhas” da celulite ocorrem devido à saliência da gordura hipodérmica na pele. Em mulheres, o tecido adiposo da hipoderme deposita-se em grandes feixes verticais. Esses feixes são separados por septos fibrosos perpendiculares à superfície da pele, formando assim câmaras verticais. Esses septos, portanto, separam as células gordurosas em grupos e são formados por fibras que ligam a pele à musculatura localizada abaixo da hipoderme.
A celulite é um problema estético que incomoda muito e acaba com a auto-estima de qualquer mulher. Ocorre em 90% das mulheres logo após a adolescência e raramente acontece nos homens. Ao contrário do que se diz, a celulite não está relacionada com a obesidade. Aparece em pessoas obesas, normais e magras.
A celulite é causada pelo aumento do tecido gorduroso sob a pele. Este processo acarreta alterações na micro-circulação e conseqüente aumento do tecido fibroso.
Existem outros fatores que podem desencadear a celulite, como:

1.Hereditariedade;
2.Problemas circulatórios. Quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso;
3.Alterações Hormonais.Níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite. A pílula anticoncepcional também pode desencadear o problema, pois adiciona mais uma dose de hormônios circulando em seu organismo;
4.Também é importante analisar seu estilo de vida. A má alimentação, o sedentarismo, a tensão emocional e o excesso de toxinas no organismo contribuem para o aparecimento da celulite.

Tratamento

Para ter uma melhor motivação, antes de iniciar o tratamento, visualize seu corpo, exatamente como você gostaria que fosse.
Além de praticar atividade física, utilizar esfoliantes, cremes apropriados e tratamentos estéticos. É indispensável também uma alimentação saudável.
Através de uma alimentação balanceada você pode prevenir e potencializar os tratamentos para eliminação da celulite.
Para início, é recomendada uma desintoxicação no organismo. Depois disso, o essencial é adquirir hábitos alimentares saudáveis.

•Beba muita água, pois estimulará o bom funcionamento dos rins e do sistema linfático, eliminando as toxinas e líquidos acumulados.
•Inclua fibras na alimentação. Elas reduzem a fome e fazem o intestino funcionar, ajudando a limpar o organismo.
•Evite o sal, doces, gorduras, frituras, refrigerantes, café e todos os alimentos que sobrecarregam o organismo com toxinas.
•Diminua a quantidade de carboidratos e substitua as versões dos alimentos, dos comuns pelos integrais.
•Evite comer alimentos pesados à noite, principalmente carboidratos. Como neste período diminuímos o ritmo biológico, gastamos menos calorias e, por conseqüência, os excessos viram depósitos de gordura imediatamente.
•Evite os alimentos enlatados, pois a maior parte deles contém muitos conservantes.

1 comentários:

Lucimar Sant`Ana disse...

Realmente vc tocou no ponto que nos abala.
As celulites.
Sabemos que já existem vários tratamentos para melhorar, além de todas as informações que foi muito bem colocado por vc aqui neste texto.
Adorei!!
Bjos.