TPM

Data: sexta-feira, 4 de setembro de 2009 3 comentários

A TPM (tensão pré-menstrual) é um conjunto de sintomas físicos, psicológicos e emocionais que muitas mulheres sentem, geralmente de 1 a 2 semanas antes do ciclo menstrual.
Durante cada ciclo menstrual, o organismo da mulher sofre importantes modificações no nível de seus hormônios sexuais, especialmente estradiol e progesterona.
Tais modificações hormonais podem causar efeitos físicos e psicológicos, tais como: alterações de humor, sensibilidade nos seios, dor de cabeça, ansiedade, insônia e outros.

Causas da TPM

A causa mais comum da TPM está relacionada às alterações bioquímicas nos níveis dos hormônios sexuais estrogênio e progesterona. Essas oscilações hormonais podem causar retenção de líquido e de sal no organismo.
Deficiências vitamínicas (como de vitamina B6) ou de ácidos graxos (como o ácido linoléico); assim como hábitos alimentares, estilo de vida, ausência de atividades físicas e stress também podem estar relacionados aos sintomas. Isso por que, ao se fazerem complementações vitamínicas e mudanças no estilo de vida, foram observadas melhoras nos sintomas da TPM.

Sintomas da TPM

As condições para o surgimento dos sintomas são múltiplas e variam em cada organismo:
* Depressão e pensamentos negativos
* Ansiedade, tensão, nervosismo, excitação
* Fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição
* Raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais
* Dificuldade de concentração
* Cansaço, fadiga fácil, falta de energia
* Acentuada alteração do apetite
* Distúrbios do sono
* Sensação de estar fora do próprio controle
* Inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada
* Dor de cabeça
* Dores musculares
* Ganho de peso ou sensação de inchaço

Tratamento da TPM
Por se tratar de uma síndrome, não existe tratamento 100% eficaz já que os sintomas variam muito para cada mulher. Entretanto, existem medidas que ajudam muito:
* Como a TPM está ligada à ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar do uso da pílula anticoncepcional (que suspende a ovulação).
* Opte por alimentos mais saudáveis, incluindo na sua dieta mais verduras e frutas, além de praticar atividades físicas.
* Desintoxicação do fígado. O objetivo da desintoxicação é evitar um desequilíbrio nos níveis hormonais, principalmente entre o estrogênio e a progesterona. As funções metabólicas do fígado são muitas: ele está diretamente envolvido no metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, além de armazenar vitaminas e minerais na produção de colesterol e hormônios.
* A desintoxicação inclui aumento da ingestão de líquidos, fibras, frutas e vegetais. Além disso, deve-se evitar a ingestão de alimentos que aumentam a formação de toxinas, como carnes gordurosas, açúcar, álcool e cafeína em excesso.
* Experimente suplementos multivitamínicos; ou opte pelos específicos, como vitamina B6, cálcio, óleo de prímula, magnésio, ginkgo biloba, proteína de soja, isoflavonas e vitamina E.
* Auto percepção, autoconhecimento e ajuda mútua são pontos básicos para se resolver os conflitos gerados pela TPM, trazendo melhora significativa na qualidade da vida pessoal, profissional, familiar e social.

3 comentários:

rafaela disse...

Nossa muito legal essa postagem,é esses sintomas ai sao pesados msm
hauhauh.
parabens pelo blog
.

dodó disse...

ah, cara, a tpm !
que saco. ¬¬'

beijos !

KàáH disse...

OO coisa chata... Tem vezes que nem me suporto!