Musculação

Data: quarta-feira, 16 de setembro de 2009 4 comentários

A musculação é um exercício cujo principal objetivo é o aumento da massa muscular. A cada treino o praticante deve se superar para que seus músculos se desenvolvam. Para isso, são utilizados o aumento de carga (peso) e a utilização dos métodos de intensidade.
A musculação pode ser praticada por jovens, adultos e idosos, cada um com adaptações específicas. Vale lembrar que a musculação não traz só benefício estético: ela também proporciona saúde e bem-estar.
À medida que envelhecemos, ficamos menos ativos, perdemos músculos e ganhamos peso em forma de gordura. Por isso a musculação é excelente como complemento de seu exercício aeróbico habitual.
O resultado da musculação está diretamente relacionado com o período no qual o praticante dedica-se aos treinos. O resultado é também influenciado pelo tipo de treinamento, pelas diferentes intensidades, tanto quanto pela velocidade de execução dos movimentos, intervalos entre as séries e períodos de recuperação entre os treinos. Além disso, também tem influência a estrutura óssea morfológica e a distribuição dos tipos de fibras em cada indivíduo.
A presença de um profissional é fundamental no processo de evolução do praticante, na definição do programa de treinamento, assim como na identificação da execução correta dos exercícios e no correto posicionamento nos aparelhos.

Benefícios da Musculação

•Aumenta e define a massa muscular.
•Ajuda a rejuvenescer. A partir dos 30 anos, começamos a perder massa muscular; podendo chegar a uma perda de até 30% de massa magra até os 80 anos. Quem faz musculação retarda o processo de envelhecimento.
•Emagrece. Todo tipo de exercício ajuda na perda de peso, pois em todos há um gasto calórico. Em longo prazo, os exercícios com peso apresentam o importante papel de aumentar a taxa metabólica basal.
•Melhora o sono e o bem estar. Melhora a postura. A maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. O trabalho com peso torna os músculos (que sustentam os ossos) mais resistentes.
•Ajuda a manter nossa força funcional para atividades cotidianas e esportes.
•Ajuda a aliviar os sintomas de artrite ao fortalecer os músculos que dão suporte às nossas articulações.
•Aumenta a densidade óssea.
•Melhora sua auto-estima, refletindo positivamente na vida afetiva e social.
•Atua na prevenção da osteoporose, artrose e diabetes.

4 comentários:

Marcelo disse...

Nossa eu gosto muito de malhar eu vou pra academia todos os dias e lá tem uma tv muito loca de lcd com esse novo painel q tem tecnologia ips nossa a imagem é show fica passando clips pra animar, eu queria uma tv da quela mais enquanto eu não compro fico assistindo na academia msm ..

camila disse...

È no mundo q vivemos hj em dia,muita poluiçao,comodidade,devemos msm malhar.exercitar o corpo,issso é muito importante para a saude

O mundo de cada um disse...

Entrei na acadêmia já tem uns quatro meses, já mudei até de acadêmia durante esse período, entrei porque sou muito magro. E estou gostando o ruim é que você quer ver logo resultados, mas eles demoram.

Izadora disse...

Malhar é sempre bom antes de entra na faculdade eu fazia,mas agora to sem tempo,trabalho e facu não sobra tempo!Porisso ja reparei q a gordurinha ta aparecendo,mas quem sabe um dia eu volo!