Lula diz que Brasil se esforçará para localizar todas as vítimas do acidente com Airbus

Data: segunda-feira, 8 de junho de 2009 0 comentários

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o Brasil vai manter o esforço para localizar todos os ocupantes do Airbus da Air France que fazia o voo 447 e caiu no Atlântico no último dia 31, com 228 pessoas a bordo. No fim de semana, 17 corpos foram resgatados.
"O governo vai continuar fazendo o esforço, através da Marinha, através da Aeronáutica, para que a gente possa encontrar, se possível, todos os corpos, porque nós sabemos o que significa para uma família receber o seu ente querido desaparecido. Por isso, nós vamos fazer todo o esforço que estiver ao nosso alcance, com a Aeronáutica, com a Marinha, para encontrarmos, sabe, tudo que foi possível encontrar. E, principalmente, os corpos, porque, nesse momento de dor, não vai resolver o problema, mas já é um conforto imenso para a família, sabe, saber que está enterrando o seu ente querido", disse Lula durante o programa semanal de rádio "Café com Presidente".
As buscas a vítimas e a destroços do avião prosseguem nesta segunda. Os corpos localizados seguem para Fernando de Noronha e, depois, serão levados para identificação em Recife. A expectativa é que os primeiros corpos cheguem na terça-feira (9).
A busca e o resgate das vítimas é responsabilidade das Forças Armadas brasileiras, e a investigação das causas do acidente compete a autoridades francesas.
Voo 447
O voo 447 da Air France desapareceu sobre o oceano Atlântico na noite de domingo (31), depois de fazer contato com o comando aéreo brasileiro por volta das 22h30. A investigação sobre o acidente ficou a cargo da França, que ainda não chegou a uma conclusão sobre o que pode ter derrubado o Airbus.
Não há hipóteses claras sobre as causas do acidente, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.
Especialistas consultados pela Folha afirmam que o encontro de corpos e destroços já deve contribuir com a investigação das causas do acidente, mas dificilmente de forma conclusiva.
Saber se, com a queda do Airbus, sobraram muitos pedaços grandes ou muitos corpos intactos, por exemplo, poderá ajudar a descartar hipóteses --como a de explosão no ar. Mas isso não exclui a necessidade de localizar a caixa-preta e outras peças da aeronave para que haja conclusões mais precisas.

0 comentários: